top of page

UM FORMATO DE PASTA POR REGIÃO

  • Foto do escritor: Luísa
    Luísa
  • 16 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

A cultura da Itália é riquíssima, e isso não é diferente quando o assunto é a pasta.

ree

Abaixo deixei um tipo de pasta de cada uma das 20 regiões do Bel Paese...


TOSCANA

ree

PICI TOSCANI - um tipo de espaguete gordo, uma massa grossa e enrolada à mão. É originário da província de Siena, na Toscana, cidade onde moro atualmente. É maravilhoso! Vale muito a pena provar 😋


EMILIA-ROMAGNA

ree

CAPPELLETTI EMILIANI - chapéuzinhos, pasta recheada típica da Emilia-Romagna, vale a pena experimentar com brodo, forma muito típica de prepará-los.


LIGURIA

ree

TRENETTE LIGURI - quase igual ao linguine, porém mais oval, o que oferece maior aderência ao molho, que no prato mais típico é o pesto.


LAZIO

ree

BUCATINI - parecida com um espaguete com um furo no centro. Tradicionalmente acompanhado com o sugo all'amatriciana. Lembrando que o Lazio é a região da capital, Roma.


SICILIA

ree

BUSIATE - originário da província de Trapani. O nome vem de busa, palavra siciliana para o caule de uma erva local. Prato típico: busiate alla trapanese.


TRENTINO ALTO ADIGE

ree

BLUTNUDELN - Também conhecidas como pasta al sangue são caracterizadas pela adição de sangue de porco dentro da mistura da massa. Servido com manteiga, sálvia e graukäse, um queijo típico altoatesino.


LOMBARDIA

ree

AGNOLINI - tipo de massa de ovo recheada, originária da província de Mantova. Muitas vezes é consumida com brodo.


PIEMONTE

ree

AGNOLOTTI - a principal característica do agnolotto piemontese em comparação com as outras especialidades de massa recheada do resto da Itália é o uso de carne assada para o recheio.


PUGLIA

ree

ORECCHIETTE - o nome vem de sua forma, que lembra a uma orelha pequena. Prato típico: le orecchiette pugliesi con le cime di rapa.


SARDEGNA

ree

MALLOREDDUS - italianizado como gnocchetti sardi. O termo é um diminutivo de malloru, que na língua local significa touro. Prato típico: Malloreddus alla campidanese.


VENETO

ree

BIGOLI - um tipo de espaguete grande, com superfície áspera e porosa. Eram consumidos em dias de escassez, como véspera de Natal, Sexta-feira Santa e Quarta-feira de Cinzas. O molho que normalmente o acompanha é feito com cebolas e anchovas (ou sardinhas).


CAMPANIA

ree

PACCHERI - originário da tradição napolitana. O termo pacchero também é usado com o significado de tapa, em algumas expressões populares.


ABRUZZO

ree

CAZZILLITTI DI SCANNO - o diferencial se encontra no formato da massa e nos ingredientes: água das nascentes de locais e o trigo Solina, também típico da região.


BASILICATA

ree

BILBANT - pequenos grãos de massa fresca feitos com um ralador específico. Consumidos com caldos ou sopa de feijões.


CALABRIA

ree

FILEJA - segundo a tradição calabresa, são acompanhados por molhos à base de carne de cabra e porco, com Pecorino del Monte Poro ou molhos à base de 'Nduja di Spilinga.


FRIULI VENEZIA GIULIA

ree

CJARSONS - de forma semelhante ao ravioli, são massas frescas com recheio caracterizado por um contraste de sabores doces e salgados.


MARCHE

ree

PASSATELLI - feito com uma mistura de farinha de rosca, queijo ralado e ovos. Se parecem com um espaguete espesso de consistência compacta e tenra.


UMBRIA

ree

STRANGOZZI - uma massa longa e grossa com superfície áspera, própria para receber e reter o molho.


VAL D'AOSTA

ree

CHNÉFFLÉNE - são pequenos bolinhos feitos com farinha e ovos. Podem ser temperados de várias formas: com panna, speck ou, segundo a tradição, com cebola dourada na frigideira com manteiga.


MOLISE

ree

CRIOLI - semelhante ao spaghetti alla chitarra, mas menos quadrado. É feito a partir de uma folha de massa fina, enrolada e cortada à mão com uma faca. Servidos com molhos de carne ou à base de nozes e bacalhau.


Vimos 20 tipos de pasta diferentes! Qual te deu mais água na boca?

 
 
 

Comentários


©2021 by @aulasluisa

bottom of page