top of page

Exames e qualificações da Cambridge

  • Foto do escritor: Luísa
    Luísa
  • 6 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Alguns podem se perguntar o porquê fazer uma prova de nivelamento: "se eu falo inglês, a pessoa irá saber e pronto". Mas ter uma certificação desse tipo não é somente um carimbo, mostra o seu conhecimento mais técnico e refinado da língua. Por isso, esses são exames reconhecidos no mundo inteiro, e ter um desses em mãos, sem dúvidas, irá abrir muitas portas.


Decidir qual exame de inglês fazer pode parecer confuso, mas temos algumas formas de fazer essa escolha. Uma delas é com base no seu objetivo, na nota que você precisa alcançar. Se você precisa demonstrar um nível específico, para uma universidade, por exemplo, você pode escolher o exame apropriado para o nível CEFR que é requerido. Se o B2 é o objetivo, o FIRST é a escolha ideal. Esse exame costuma ser o coringa e o mais procurado.


Ainda, como é possível observar na imagem que segue, vemos que em todos os exames podemos alcançar um nível acima ou abaixo. Isso porque a Cambridge usa a mesma escala para todos os exames, ou seja, uma nota 185 no FIRST ou no ADVANCED significa a mesma coisa: nível C1. Essa nota final é uma média feita com base nas 4 habilidades: leitura, escrita, escuta e fala.


ree

O IELTS está mapeado, mas não faz parte da mesma escala. Aproveito esse ponto para falar sobre ele, outro exame famoso. Para os outros exames, você precisa escolher um nível que seja o seu objetivo, ou que você julgue apropriado. Essa é a diferença do IELTS: ele não pressupõe nenhum nível. É um exame com questões de vários níveis de dificuldade e sua nota será de acordo com o conhecimento que você demonstra ter: do B1 ao C2. Outro detalhe é que esse exame, diferentemente dos outros, tem uma data de validade de 2 anos.


Qual escolher? Depende de quando pretende fazer o exame, quais deles estão disponíveis na sua cidade, o tempo disponível para estudo, etc. Um professor experiente no assunto pode te auxiliar nessa escolha. E se você quiser mudar a sua escolha no meio do caminho, não se preocupe. Apesar de terem abordagens e exercícios diferentes, a essência das certificações é a mesma: demonstrar o conhecimento nas 4 habilidades da língua. E mesmo que você não tenha o objetivo de fazer um exame do tipo por ora, estudar para os exames também é uma ótima forma de estudar a língua em si.

 
 
 

Comentários


©2021 by @aulasluisa

bottom of page